A incomunicabilidade – celulares não pegam e não há orelhões – reforça o contato total e exclusivo com a natureza e seus encantos. Como assim ? A infraestrutura para explorar cada recanto, porém, existe. Por conta das grandes distâncias e das poucas opções de hospedagem e alimentação, diversas agências de viagens oferecem roteiros para conhecer o Jalapão – e contratar uma é a maneira mais indicada para encarar a “expedição”.
Quem não abre mão de fazer compras, mesmo estando em um lugar como o Jalapão, encontra uma agradável surpresa: o artesanato em capim dourado, produzido na comunidade quilombola de Mumbuca.
É nesse clima de agradáveis surpresas que se faz turismo no Jalapão, cujo nome é uma referência a um tubérculo típico da região, a jalapa-do-brasil.
Brasil, um lugar abençoado por sua natureza. Bem no centro do nosso país, bem no seu coração, estado do Tocantins, encontra-se um paraíso natural de beleza única: o Jalapão, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. No mundo, com certeza, não há cenário igual.
A região do Jalapão, em meio à imensidão da Serra Geral, é um lugar de descobertas permanentes, natureza intacta. Surpresa ?! Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, praias paradisíacas, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.
Chamado de “deserto do Jalapão”, com suas dunas douradas com até 30m de altura, é na realidade um grande oásis; pois, apesar do solo arenoso, esta região serrana possui nascentes e córregos que em sua descida para o vale do rio Tocantins, formam belas cachoeiras e corredeiras. E toda essa água dá condições de sobrevivência a uma diversificada fauna e flora. Um convite à contemplação e à aventura.
A melhor época para se conhecer o Jalapão? É o ano inteiro. Tem a chamada época de chuvas, que vai de dezembro à março (época de chuvas praticamente no Brasil inteiro), porém geralmente ocorrem apenas pancadas de chuvas, nada que atrapalhe a realização do roteiro. O que poderá ocorrer eventualmente, é alguma alteração nos horários dos passeios para melhor aproveitar as atrações. O clima fica mais ameno e a vegetação mais verde. O Jalapão é uma região quente o ano inteiro. Durante o dia, a temperatura varia de 30º a 35ºC, e as noites são frias variando de 13 a 20ºC.
Venha conhecer o nosso “Deserto Molhado”! É diferente, é lindo, é Brasil!